Nome: Luis Serra Navarro
Nascimento: 1976
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Altura: Desconhecido
Peso: Desconhecido
Status: Morto
Primeira Aparição: Resident Evil 4
Luis Serra foi um pesquisador da Umbrella, posteriormente contratado por Osmund Saddler para estudar o parasita Las Plagas e que acabou se tornando um parceiro para Leon S. Kennedy durante uma missão de resgatar a filha do presidente americano.
O carismático Luis Serra cresceu na região montanhosa de Valdelobos, na Espanha, onde explorava a área e tinha um amplo conhecimento sobre a localização, uma vez que fazia diversas atividades com o seu avô por ali, quem acabaria falecendo alguns anos depois. Em sua juventude, ele sentiu a necessidade de expandir seus horizontes e ter uma nova vida. Foi quando ele decidiu se mudar para Madrid e focar nos estudos, assim se tornando um talentoso pesquisador.
Suas habilidades acabaram o levando para trabalhar na Equipe dos Sonhos do Laboratório 6 da divisão europeia da Umbrella, onde teve conhecimento sobre a existência do Las Plagas, um parasita antigo que se alojava no sistema nervoso de um organismo para controlá-lo. Por essa razão, acredita-se que com a posse do Las Plagas e fazendo parte do Laboratório 6, Luis pode ter auxiliado na criação do parasita NE-Alpha, que deu origem ao monstro Nemesis T-Type.
No início da década de 2000, o líder dos Los Illuminados contratou Luis para estudar o Las Plagas, que havia sido readquirido pelo culto após séculos selado em cavernas abaixo do Castelo Salazar. Luis então retornou para a região de Valdelobos, onde descobriria o plano doentio por trás da criação de tantos monstros e Ganados.
Assim que as plagas foram encontradas novamente, Luis participou das pesquisas que envolviam criações de diversas armas biológicas, tal como Del Lago, El Gigante, Verdugo e outras. Ele também estudou como as plagas se alojam no sistema nervoso de seus hospedeiros, bem como o comportamento agressivo que resulta da infecção. Assustado com o tamanho poder e mentalidade de Saddler com as plagas, ele passa a contrariar alguns comandos, o que gera uma desconfiança por parte do líder. Em receio a uma traição, o sacerdote infecta Luis com uma variação da Plaga Subordinada e seria apenas uma questão de tempo para ele se tornar mais um Ganado.
Até lá, Luis tenta fugir do local enviando um e-mail para um antigo amigo da faculdade com um pedido de socorro. No entanto, esse amigo já havia sido eliminado pelos Los Illuminados, apesar de que esse contato não seria em vão. O e-mail é interceptado pela espiã Ada Wong, trabalhando para Albert Wesker, quem negociava uma amostra da Plaga Controle ainda em uma pedra de âmbar. Luis promete a amostra em troca da ajuda de Ada para retirar a plaga de seu organismo.
Ao meio de toda essa situação, Luis também conhece o agente Leon S. Kennedy, quem havia sido enviado pelo governo americano à região para investigar o paradeiro de Ashley Graham. Leon também é infectado pela Plaga Subordinada depois de ser capturado por Bitores Mendez e passa a sentir diversos sintomas, o que leva a Luis procurar pela amostra da Plaga para Ada mas também por um remédio que atrasaria a infecção do Las Plagas.
Ele se encontra com Leon nas minas abaixo do Castelo Salazar e permite que o agente atrase o desenvolvimento da plaga em seu corpo. Luis ajuda o agente em mais alguns confrontos, mas é surpreendido por Jack Krauser, antigo mentor de Leon e que recupera a amostra em âmbar para Saddler. Em seus últimos segundos de vida, Luis entrega a Leon uma chave para o seu laboratório, onde o agente e Ashley poderiam retirar o parasita de seus corpos, jurando que esse ato poderia lhe mudar, pelo pouco que fosse, após anos cometendo crimes.