Ada Wong

Nome: Ada Wong
Nascimento: 1974
Tipo Sanguíneo: AB
Altura: Desconhecido
Peso: Desconhecido
Status: Viva
Primeira Aparição: Resident Evil 2 (1998)


Ada Wong é uma espiã cujo seu nome nem sabemos se é verdadeiro. Uma mulher misteriosa e sempre cheia de truques nas mangas, Ada é uma das personagens mais queridas da franquia Resident Evil, contando com diversas aparições ao longo da saga.


Em setembro de 1998, ao meio de um incidente biológico, Ada é contratada por Albert Wesker para coletar uma amostra do G-Vírus, uma arma viral criada por William e Annette Birkin, ambos funcionários da multinacional farmacêutica Umbrella. Para esse dever, Ada se disfarça como uma agente do FBI e vai direto à Delegacia de Polícia de Raccoon City (RPD). Enquanto investiga o prédio, Ada se depara com um policial novato, Leon S. Kennedy, sendo atacado por um cão-zumbi. Após salvar o rapaz, ela pede para que Leon saísse logo da cidade e mesmo sendo questionada sobre o dever dela e as coisas bizarras que ocorriam em Raccoon, ela diz que são assuntos confidenciais. Entretanto, Leon decide continuar a investigar o prédio e ela acaba se deparando com Leon presenciando a morte de Ben Bertolucci, um jornalista que poderia ser útil para a investigação de Ada.

Após Leon conseguir um cartão de acesso para sair da delegacia, Ada decide confiar um pouco mais em Leon e diz que estava a procura de mais informações sobre os responsáveis pelo incidente. No caminho até os esgotos da cidade, Leon e Ada passam pela Gun Shop Kendo onde Leon se comove ao ver uma cena em que Emma Kendo, a filha do dono da loja, Robert Kendo, está prestes a se tornar um zumbi e o pai sofre com o estado da filha. Isso também comove Ada e ela abre o jogo dizendo que sua missão era de derrotar a Umbrella e coletar uma amostra do G-Vírus para evitar que mais incidentes daquele acontecessem no futuro. Após isso, eles entram nos esgotos que os levaria direto seria ao NEST, um complexo de laboratórios da Umbrella abaixo de Raccoon City.

Nos esgotos, Ada encontra Annette Birkin, que atira contra Ada e Leon, se recusando a entregar o G-Vírus. O confronto resulta em Leon baleado quando o rapaz se jogou na frente dos tiros, salvando Ada. A espiã faz um curativo rápido em Leon e então investiga os esgotos atrás de Annette. Quando a encontra, Annette consegue ferir Ada ao usar uma máquina para jogá-la de uma grande altura logo no tratamento de lixo. Ada acaba ficando com a perna bem machucada e espera por Leon que faz um curativo quando chega no local. Com os movimentos limitados, Ada agora teria de confiar em Leon e usá-lo a favor dela. Ela tenta seduzi-lo para que ele confiasse na jovem. Quando chegam no NEST, Leon investiga os laboratórios a procura do G-Vírus enquanto Ada espera em um bonde.

Mas o que Ada não estava esperando era de que Leon se encontraria com Annette durante seu percurso e a cientista revela que Ada era uma espiã, que pretendia vender o vírus. Quando o sistema de autodestruição do NEST é ativado, Leon se encontra com Ada em uma das plataformas suspensas no centro do laboratório. É onde o rapaz confronta Ada, se recusando entregar a amostra do G-Vírus que ele conseguiu. Ada então ameaça Leon apontando sua arma para ele, mas Leon a desafia a atirar no rapaz. 

Ada se recusa a atirar no garoto, tendo em vista tudo o que passaram juntos, mas de repente, Ada é atingida por um tiro dado por Annette em seus últimos segundos de vida. A plataforma é quebrada com os tremores da autodestruição e Ada acaba caindo no abismo. Por sorte, a espiã sobrevive e adquire a amostra do G-Vírus que teria caído de Leon e ela chega a ajuda-lo jogando um lança-foguetes para que o novato matasse o Tyrant T-103 (Mr. X).

Após isso, Ada passa caminhar pelas ruínas de Raccoon, com poucas esperanças de que conseguiria sair viva da cidade. Ao chegar em um hotel e mostrar a Wesker que está com o G-Vírus, o vilão lhe diz que um último helicóptero estaria saindo de Raccoon na manhã do dia 1º de outubro. Ela consegue chegar ao helicóptero e sair com vida de Raccoon City, minutos antes de um míssil nuclear atingir a cidade.


No outono de 2004, seu contrato com Wesker ainda permanecia e ela é enviada pelo vilão e sua organização para a região montanhosa de Valdelobos, na Espanha. Seu objetivo era de coletar uma amostra do Parasita Las Plaga, na variação Dominante. Antes de chegar ao local, ela já havia interceptado e-mails enviados pelo pesquisador Luis Serra, negociando uma amostra da plaga, essa conhecida como "o Âmbar", em troca de proteção para o cientista, que vinha sendo perseguido pelo culto Los Illuminados, esse tendo posse do parasita.

Ada chega bem a tempo de impedir a execução de Luis no Castelo Salazar, mas quando estão de saída do local, um monstro tenta impedi-los de sair. Durante a batalha, Ada é atingida por um projétil de Pesanta, desenvolvendo uma infecção que lhe faz presenciar alucinações. Após a luta contra a criatura, Ada traça sua rota de fuga do castelo e vai direto para o vilarejo El Pueblo, na esperança de reencontrar Luis e adquirir o Âmbar.



Para sua surpresa, quando Ada chega na vila, se depara com Leon S. Kennedy no local, batalhando contra hordas de Ganados. A movimentação do culto estava agitada por conta do sequestro de Ashley Graham, a filha do presidente americano. A intenção da seita era de infectá-la com uma variação do Las Plagas para que ela se tornasse uma seguidora da religião e retornasse aos Estados Unidos infectando o presidente e seus assessores, dando início a um plano de dominação global pela fé dos Los Illuminados.

Procurando ajudar ambos os lados, Ada toca os sinos da igreja, fazendo com que todos aqueles monstros cegos pela fé parassem o ataque contra Leon e seguissem direto para o templo. A dispersão dos Ganados também permite que Ada investigasse melhor a vila e encontrasse pistas do paradeiro de Luis. Mas no caminho, uma alucinação a mantém ocupada por alguns minutos, precisando combater novamente Pesanta.



Após encontrar pistas de Luis na fábrica, onde o pesquisador e Leon estavam presos pouco tempo atrás, Ada enfrenta novas hordas de Ganados até a infecção tomar controle de seu organismo e ocasionar um desmaio. Albert Wesker se vê na obrigação de salvar Ada e levá-la para a casa de Bitores Mendéz, onde a espiã acorda com seu patrão lhe dando ordens e um sermão cheio de ameaças.

Após sair da casa de Mendéz, Ada vai direto para o ponto de encontro com Luis, mas um El Gigante se torna um obstáculo em seu caminho. Após matar a criatura gigante, ela se reencontra com o pesquisador que promete adquirir enfim o Âmbar no castelo, mas também um remédio para atrasar a infecção da plaga em Ada, Leon e Ashley, que também estavam infectados. A espiã auxilia Luis a encontrar ingredientes para fabricar o remédio, mas quando está para pegar o Âmbar com Luis, a criatura Pesanta novamente a persegue. Graças ao remédio de Luis, Ada consegue fugir do monstro e de suas alucinações.



Passando pela hidrovia do castelo, Pesanta continua a perseguindo e Ada decide por um fim definitivo na criatura que, um dia, foi a criada de Ramón Salazar. A batalha resulta em Pesanta sofrendo uma série de mutações, se tornando o monstro U-III. Após uma breve luta contra Pesanta, Ada consegue matá-la e se livra também da infecção da plaga. Entretanto, logo após por um fim no monstro, Luis entra em contato informando que Jack Krauser havia recuperado o Âmbar. Quando Ada vai ao encontro do parceiro, presencia Krauser fugindo e Leon socorrendo Luis, que foi esfaqueado pelo ex-soldado.


Perseguindo Krauser, Ada auxilia Leon informando a localização de Ashley na Torre do Relógio e combatendo mais Ganados. Porém, ela não consegue alcançar Krauser que sai às pressas do castelo indo até uma ilha dos Los Illuminados por um barco. Quando Leon chega ao local, Ada se encontra com o agente e lhe oferece uma carona para a ilha. No caminho, Leon pergunta se ela estaria o usando novamente, como fez em Raccoon City, mas Ada deixa a resposta em aberto.

Na ilha, Ada ganha uma nova missão além de adquirir o Âmbar. Wesker pede para que ela conectasse um dispositivo na torre de comunicação do local. E ao fazer isso, ela descobre que o vilão planejava destruir toda a ilha, incluindo a filha do presidente, Leon e qualquer outra coisa que pudesse atrapalhar em seus planos. A espiã trai Wesker e programa apenas a destruição de uma parte da ilha.


Depois de sair das instalações de comunicação, Ada vai direto ao encontro do sacerdote Osmund Saddler, quem estava praticamente torturando Leon com a influência de sua Plaga Dominante sobre a plaga do agente. De repente, Ada aparece atirando contra Saddler e impedindo o ritual que os tornaria servos fieis do culto. A dupla escapa da cerimônia, indo direto ao laboratório de Luis para retirar a plaga. Enquanto isso, Ada trava uma batalha contra Saddler, mas acaba sendo capturada pelo líder.



Posteriormente, Ada se junta a Leon para batalharem contra o líder que se torna uma criatura monstruosa. A espiã joga para o agente um lança-foguetes poderoso capaz de destruir Saddler de uma vez por todas. Ao fim da luta, Ada coleta enfim o Âmbar e sai da ilha de helicóptero, deixando para Leon uma chave de um jet-ski que ele poderia usar para fugir com Ashley antes da ilha ser parcialmente destruída.

No helicóptero, Ada entra em contato com Wesker informando a aquisição do Âmbar. Ao questionar o chefe sobre o uso da plaga, o vilão explica vagamente seu plano, informando que bilhões de vidas estariam em jogo. É nessa mesma hora que Ada corta totalmente sua comunicação e contrato com Wesker, alterando a rota do helicóptero e fugindo dele e de sua organização. No entanto, Wesker havia conseguido a plaga superior a partir do corpo de Krauser e logo ele daria início ao seu próprio plano de se tornar um deus.


Em 2011, Ada e, pra variar, Leon, se envolvem em uma Guerra Civil na República Eslava do Leste. Sua missão era de roubar uma amostra de um parasita que havia sido desenvolvido por cientistas contratados pela presidente Svetlana Belikova. Ela procurava se infiltrar no governo se passando por uma memrbo da BSAA e oferecendo estratégias e planos a favor dos objetivos deles. Porém, Svetlana percebe que Ada era uma impostora e a captura após uma batalha entre as duas. Ada consegue se livrar e entra no local onde haviam amostras do parasita. Ela batalha ao lado de Leon e consegue a amostra cumprindo, novamente, sua missão.

Em 2013, Ada se depara com um clone seu que antes era chamada de "Carla Radames". Ada decide investigar e descobre que ela teria sido criada por conta da obsessão de Derek C. Simmons pela agente. Houve um tempo em que Simmons trabalhou com Ada e tinha um amor enorme. Ada se recusou a trabalhar com Simmons ao saber de que ele era uma das pessoas que estava atrás da destruição de Raccoon City e desde sua saída, Simmons ficou louco e transformou a cientista Carla em uma nova Ada Wong. Carla, por sua vez, quis se vingar fazendo diversos ataques bioterroristas e criando uma corporação chamada "Neo-Umbrella" tentando que o mal se espalhasse em escala global. Faltou a Ada ter que confrontar seu clone e Derek e depois destruir o laboratório de Carla.