Leon S. Kennedy

Nome: Leon Scott Kennedy
Nascimento: 1977
Tipo Sanguíneo: A
Altura: 1,80m
Peso: 70,2kg
Status: Vivo
Primeira Aparição: Resident Evil 2 (1998)


Leon S. Kennedy é um dos personagens mais populares da franquia Resident Evil, com diversas aparições e feitos pela série. Ao longo de sua história, Leon moldou sua personalidade com um grande senso de justiça, transformando-o em um habilidoso agente para defender o mundo dos casos de bioterrorismo. Atualmente, Leon trabalha na D.S.O. (Divisão de Operações de Segurança) do governo americano.


Em setembro de 1998, Leon é promovido para ser policial no Departamento de Polícia de Raccoon City (RPD). O jovem novato fica esperando uma ligação e ao perceber que as coisas estavam muito estranhas, ele decide ir logo no dia 29 de Setembro. A caminho da cidade, ele decide parar em um posto de gasolina para abastecer seu carro, mas desconfia de que algo errado tinha acontecido por alí. Ele investiga e encontra um policial sendo comido por um zumbi. Ao tentar fugir da loja do posto, encontra a jovem universitária Claire Redfield e chega a salvá-la do ataque de um dos monstros. Os dois pegam uma viatura da polícia e vão rumo a delegacia para terem respostas dos acontecimentos bizarros, mas no caminho sofrem um acidente e se separam.


Ao chegar na delegacia, Leon coloca seu uniforme a fim de conseguir carregar mais equipamento tático e sobrever a noite de pesadelo. Ele investiga o prédio e encontra uma passagem secreta que o leva para o estacionamento. É aqui que tem uma saída segura do local, mas para abrir os portões, era preciso de um cartão de acesso. Despercebido, um cão-zumbi o ataca, mas por sorte, Leon é salvo por Ada Wong que se apresenta como uma oficial do FBI. Ela não revela alguma informação sobre o incidente ou sobre o motivo de estar na cidade, informando eram dados confidenciais.

Investigando a prisão, Leon encontra um prisioneiro ainda vivo. Ben Bertolucci é um jornalista que foi preso pelo chefe de polícia Brian Irons, após descobrir que Irons tinha acordos ilegais com a Umbrella e que a multinacional farmacêutica tinha um complexo de laboratórios subterrâneos abaixo de Raccoon City. Ben tenta negociar com Leon um cartão de acesso, caso o novato lhe libertasse da cela. Mas não demora muito para um monstro da Umbrella aparecer e matar o jornalista. Leon então sai a procura de partes eletrônicas para abrir a cela de Ben. Nesse meio-tempo, Leon é perseguido pelo mesmo monstro, o Tyrant T-103, popularmente conhecido como Mr. X.


Quando ele finalmente abre a cela, descobre as investigações de Ben sobre a Umbrella, além de projetos como o G-Vírus. Leon vai até o estacionamento, mas é surpreendido por Mr. X novamente. Mais uma vez, Ada aparece e salva Leon da arma biológica. A dupla abre os portões e sai pelas ruas de Raccoon, na esperança de descobrirem os culpados pelo desastre.


Em uma rua sem saída, eles decidem passar por uma loja de armas. É quando Robert Kendo aparece abordando Leon, mas nesse encontro, Emma Kendo, filha do dono da loja, aparece apresentando os sintomas da doença do T-Vírus e prestes a se tornar mais um zumbi. Ada chega a tentar matar logo de vez a garota, mas Robert não deixa. Ele pega a criança infectada no colo, sabendo que seria os últimos minutos com sua filha, e a leva para dentro de uma sala, pedindo privacidade. A dor que o pai demonstra comove Leon e o novato questiona Ada mais uma vez para saber o que estava acontecendo, de fato, em Raccoon City. Ada, também comovida pela cena de Kendo, revela que sua missão era acabar com a operação da Umbrella e diz que todo o acontecimento foi feito por um vazamento de um vírus da corporação, culpando especialmente a cientista Annette Birkin.


Leon e Ada caminham rumo aos esgotos da cidade para encontrarem Annette. No caminho, Leon chega a enfrentar um crocodilo gigante. Quando finalmente encontram Annette, a cientista confronta eles e numa demonstração heroica, Leon se atira na frente de Ada e é baleado por Annette. Desacordado, Ada faz um rápido curativo no rapaz e logo segue a cientista. Mas ao chegar até ela, Annette monta uma cilada, ferindo Ada no tratamento de lixo.


Leon acorda e percebe a ausência de Ada e logo segue em busca dela, solucionando enigmas e desvendando mais mistérios nos esgotos. Uma vez a reencontrando, ele ajuda Ada a fazer um curativo e segue com a agente até um bonde da Umbrella que os levaria ao NEST. 

No bonde, Ada pede a ajuda de Leon para que ele recuperasse uma amostra do G-Vírus para que ela levasse ao FBI e impedisse que as coisas que ocorreram em Raccoon não se repetissem. Usando sua sexualidade a favor, ela incentiva Leon a investigar o NEST em busca da amostra.


Ao ter acesso a sala de William Birkin, onde encontra uma amostra do G-Vírus, Leon confronta G com a ajuda de Annette, quem revela a ele a verdade sobre Ada. A cientista acaba sendo ferida e quando Leon se depara novamente com Ada, confronta a parceira. Ao pressionar Ada, ele descobre que ela era uma espiã contratada por Albert Wesker para coletar uma amostra do G-Vírus. A discussão dos dois é interrompida pelo início do sistema de autodestruição do complexo, resultando em Ada caindo da plataforma onde estavam.


A morte de Ada deixa Leon comovido, mas ele teria de sair dali antes do NEST ir aos ares. Assim, ele corre até o nível mais baixo do laboratório. Enquanto descia em um elevador, o Mr. X aparece novamente e o confronta, mas na forma de Super-Tyrant. Felizmente, um lança-foguetes, jogado por Ada, ajuda Leon a matar o monstro de uma vez por todas. Mas o pesadelo ainda não acabou. Ao chegar no trem onde Claire e Sherry Birkin estavam, Leon e Claire confrontam mais uma vez G, em sua quinta mutação. Eles conseguem desprender o vagão que G invadiu e a criatura fica para trás, sendo destruída junto com o NEST.


Após sobreviver ao Incidente em Raccoon City, Leon foi promovido como um agente no Governo dos Estados Unidos. Ele foi treinado pelo soldado Jack Krauser, quem também seria seu parceiro na Operação Javier, no ano de 2002. A dupla se desloca até a região de Amparo, aos arredores da Floresta Amazônica, onde buscavam apreender Javier Hidalgo, um suposto traficante de drogas que fazia negócios com um ex-funcionário da Umbrella.


Ao chegarem na vila Mixcóalt, são cercados por zumbis e diversos monstros que relembravam as tenebrosas criaturas que Leon enfrentou em Raccoon City. Foi a partir desse momento que Krauser também começou a acreditar na existência das armas biológicas, já que antes não dava alguma credibilidade para o passado de Leon. Não demora muito para se depararem com Manuela Hidalgo, filha de Javier, que os leva até a mansão do criminoso. É lá onde eles descobrem que a menina estava infectada com o T-Veronica Vírus e pela arma viral ter consequências graves em seu organismo, Javier sequestrava jovens do vilarejo para realizar constantemente transplante de órgãos para a filha.


Durante a Operação Javier, o soldado Krauser é ferido gravemente em seu braço esquerdo. Apesar disso, a dupla consegue eliminar Javier e salvar Manuela, com a ajuda da própria que se utiliza das mutações do T-Veronica Vírus para auxiliar na batalha. Os "poderes" de Manuela acabam deixando Krauser fascinado com o potencial das armas biológicas. Quando ele retorna aos Estados Unidos, é exonerado do cargo devido ao ferimento em seu braço e forja sua própria morte para que pudesse trabalhar ao lado de Albert Wesker, o negociante misterioso de Javier.


No ano de 2004, Krauser é enviado por Wesker para a região montanhosa de Valdelobos na intenção de se aproximar dos Los Illuminados e adquirir uma amostra do parasita Las Plagas. De forma que ele conseguisse conquistar a confiança do líder Osmund Saddler, o ex-soldado sequestra a filha do presidente americano, Ashley Graham, e a entrega para o culto, dando início a um plano de espalhar a fé dessa religião no mundo todo.


Como agente responsável pela segurança do presidente e de sua família, Leon vai até a Espanha para investigar o paradeiro de Ashley. Seguindo pistas da menina, ele chega à vila El Pueblo, em Valdelobos, onde descobre que ela estava trancada em uma igreja do local. No entanto, os moradores do vilarejo são hostis e extremamente intolerantes a quaisquer forasteiros. Eles matam a escolta de Leon e atacam o rapaz em todas as oportunidades que surgem, principalmente quando Leon chega à praça da vila e é cercado pelos aldeões. Felizmente, o sino da igreja toca e todos param imediatamente o que estão fazendo para seguirem à igreja.



Sua investigação na vila leva Leon a ser capturado por Bitores Mendéz e infectado pelo Las Plagas. Ele posteriormente acorda preso junto com Luis Serra Navarro, um ex-pesquisador da Umbrella que dá mais algumas pistas sobre Ashley. Ao se soltar, Leon combate hordas de Ganados e outros monstros que estavam no vilarejo e consegue, enfim, ter acesso a igreja para resgatar Ashley. No entanto, uma tempestade se aproxima e mais Ganados aparecem para impedir a fuga dos dois. Nessa correria, Luis revela que Leon e Ashley estavam infectados pelo parasita Las Plagas e que era apenas uma questão de tempo para ficarem sob controle da mente de Saddler.


Após Leon combater Mendéz, eles seguem pelo Castelo Salazar para evitar mais encontros com os Ganados. Mal sabiam eles que o castelo também estava infestado de monstros e seguidores dos Los Illuminados. Quem os recebe é Ramón Salazar, o 8º Castelão da Família Salazar que soma todos os seus esforços para eliminar Leon e capturar Ashley. Durante a perseguição, os dois demonstram mais sintomas da infecção pelo Las Plagas e Leon incentiva Ashley a ser forte e continuar seguindo em frente. Em uma emboscada dos cultistas, o agente é separado da menina ficando trancado em uma gaiola gigante enquanto Ashley foge dos monstros. Quando os dois se reencontram, Ashley é levada por um dos Verdugos de Salazar.


Ao seguir Ashley, Leon é pego por outro Verdugo enquanto Salazar a obriga tomar um líquido escuro. Leon enfrenta o Verdugo e tentando se reencontrar com Ashley, ele se depara com Luis oferecendo um remédio para retardar a evolução da plaga em seu corpo. Com Luis, ele descobre que o pesquisador havia sido contratado por Saddler para estudar o Las Plagas. Logo após essa revelação, Krauser aparece ferindo Luis e travando uma batalha contra Leon. O agente é salvo pelo pesquisador que empunha uma arma contra Krauser em seus últimos momentos de vida. Antes de falecer, Luis entrega a chave de seu laboratório para que Leon e Ashley pudessem retirar as plagas de seus corpos em um procedimento cirúrgico.


Seguindo em frente, Leon se depara com Salazar entregando Ashley para Krauser. Ele consegue eliminar o castelão e segue até uma ilha de operações dos Los Illuminados com a ajuda da espiã Ada Wong, quem havia sobrevivido a Raccoon City e buscava agora por uma amostra do Las Plagas para Wesker. Na ilha, Leon confronta Krauser mais uma vez e também elimina seu antigo mentor. Após combater hordas de Ganados, ele consegue resgatar Ashley de Saddler e retirar as plagas no laboratório de Luis. Uma vez livre da infecção, faltava apenas derrotar Saddler e impedir que o sacerdote voltasse com seu plano de dominação global algum dia. Junto com Ada, os dois conseguem matar o líder dos Los Illuminados de uma vez por todas, mas partem em caminhos diferentes. Leon retorna aos Estados Unidos junto com Ashley.


Em 2005, a cidade de Havardville sofre um ataque bioterrorista com o T-Vírus. Chegando no aeroporto da cidade, já dominado pelos mortos-vivos, Leon se junta a Angela Miller para resgatar os sobreviventes do incidente, incluindo o Senador Ron Davis e Claire Redfield, quem se tornou uma membro da ONG Terra Save, que prestava apoio médico às vítimas do bioterrorismo. Investigando o caso, eles descobrem que o pesquisador-chefe Frederic Downing da corporação farmacêutica WilPharma tinha a intenção de causar desastres envolvendo o T-Vírus para aumentar a venda das vacinas que sua corporação fabricava.


Em 2006, a Casa Branca sofre um ataque bioterrorista e Leon chega no local a tempo de salvar o Presidente Graham e seus assessores. A investigação do ataque leva Leon a descobrir que o Secretário de Segurança do Presidente, Wilson, estava por trás de tudo e usava os agentes Jason e Shen May, que secretamente pretendiam incriminar o homem, devido à cilada que o secretário fez na Guerra do Penamistão, em 2000, onde ele aproveitou do conflito para testar suas armas biológicas e os inibidores, esses sendo dispositivos que impediam a transformação do hospedeiro em zumbi, se usados continuamente. Wilson culpava a China pelas tentativas de matar o presidente e sua intenção era de criar um conflito entre os Estados Unidos e a China para incentivar a venda de armas biológicas, mas também de seus inibidores. A conspiração também é desvendada por Claire Redfield, que havia sido capturada por Wilson. Ao levá-la para seu complexo de laboratórios, Wilson é atacado por Jason, quem recusa o uso do inibidor e transforma-se em uma criatura que fere gravemente o secretário e queria demonstrar ao mundo a verdade. Leon e Claire combatem Jason e conseguem por um fim no sofrimento do ex-soldado. Entretanto, os dois se desentendem e se afastam quando Leon se recusa a expor a conspiração política, visto que poderia trazer uma grande crise ao governo americano.


Em 2012, Leon se envolve na Guerra Civil da República Eslava do Leste. A guerra que estava sendo comandada pela líder Svetlana Belikova que usara um parasita causando caos na República sai fora de controle. Nessa missão, Leon se reencontra com Ada que também está no local a fim de conseguir mais amostras de armas biológicas. Leon consegue encontrar as plagas que eram mantidas em sigilo abaixo do palácio do governo de Svetlana que tinha planos de vender essas armas bio-químicas a fim de causar caos e logo depois contê-lo para ganhar confiança da ONU em relação a combates da República Eslava. Entretanto, após as informações de Leon, os Estados Unidos e a Rússia atacam a República e tiram Svetlana do cargo de líder.


Em 2013, Derek C. Simmons, um orientador de Segurança Nacional, envolvido na destruição de Raccoon City e chefe de um grupo secreto titulado como "A Família", sequestra Helena e Deborah Harper. Ele ameaça matar a irmã de Helena caso a agente não fizesse o que pediria. Helena, então, a pedido de Simmons, abre o sistema de segurança do Presidente Adam Benford e A Família mata então o presidente com o C-Vírus (vírus derivado da fusão entre o G-Vírus e o T-Veronica). O presidente, que tinha planos de revelar a verdade sobre o Incidente em Raccoon City, principalmente sobre a relação secreta do governo com a Umbrella, acaba virando um zumbi e é morto por Leon S. Kennedy, seu fiel companheiro e amigo desde 1998.


Leon e Helena formam uma dupla para irem até a Catedral de Tall Oaks onde a irmã de Helena podia estar. Chegando lá, Deborah vira uma arma biológica devido as mutações do C-Vírus. Após a morte de Deborah que envolve até mesmo Ada Wong que chega para ajudar no combate e a investigar o que estava acontecendo, Helena revela todo o ocorrido a Leon. Leon logo acaba falando com Hunnigan e na ligação, Simmons aparece dizendo que ambos eram culpados pela morte do presidente. Após sua saída, ele vai direto para a China onde ocorria um ataque bioterrorista por uma organização chamada Neo-Umbrella. Leon pede para que Hunnigan declare que ele e Helena estavam mortos para chegarem de surpresa na China e pegar Simmons.


Chegando na China, Leon se reencontra com Sherry Birkin e conhece Jake Muller, filho de Albert Wesker. Leon pede informações sobre Simmons a Sherry já que a garota trabalhava para ele, mas ela estava alienada e não sabia a verdade sobre o chefe. Leon e Helena se separam de Jake e Sherry e acabam encontrando Ada. Leon a segue até combater Chris Redfield que tentava matar a mulher (que na verdade, era um clone de Ada chamada de Carla Radames). Leon consegue convencer Chris de não matá-la, apenas capturar e de que o verdadeiro inimigo era Simmons. Depois deste confronto, Leon e Helena encontram Simmons que é infectado por uma das armas de Carla. Derek vira um monstro e acaba confrontando Leon e Helena. Depois da luta, tudo parecia estar mais calmo, porém o pior só vinha a acontecer.


Carla enviara um míssil contendo o C-Vírus para a cidade e acaba tornando milhares de pessoas em armas bio-químicas. Com esse acontecimento, Simmons volta várias vezes buscando vingança. Mais batalhas acontecem e Simmons é finalmente morto. Leon resolve livrar Helena de uma condenação pela morte do presidente, achando que seria injusto a moça pagar por isso já que tudo se tratava de ameaças feitas por Simmons.


Um tempo depois dos acontecimentos na China e em Tall Oaks, Leon havia sido recrutado para uma missão em que todos os seus companheiros morreram por um homem chamado Patricio. Sua tristeza e infelicidade com a vida que percebe que tem desde 1998 o faz ir para os bares encher a cara. Chris Redfield e Rebecca Chambers, envolvidos em um caso biológico do A-Vírus, criado pelo vendedor e fabricador de armas biológicas, Glenn Arias, pedem a ajuda de Leon no caso. Leon e Chris tem um pequeno confronto, mas ele é convencido após Rebecca ser sequestrada por Arias e por Leon reencontrar Patricio que estava sob ameaça de morte da sua família por Arias.


Leon e Chris seguem até Nova York onde Arias planejava livrar o A-Vírus. Quando os ataques começam, Leon e Chris não hesitam e fazem de tudo para matar os monstros. Leon fica encarregado de cuidar dos zumbis enquanto Chris ia atrás de Rebecca e de combater Arias. Num confronto, o corpo de Arias se mistura com o corpo de Diego, uma arma biológica criada pelo criminoso e Arias se torna um monstro gigante que logo é morto de uma vez por todas por Chris e Leon. Mais uma vez salvaram o mundo e Leon se questiona até quando ele vai ter essa vida.


No ano seguinte, o Doutor Antonio Taylor havia sido sequestrado e Leon fica responsável para investigar o paradeiro do cientista. Com a ajuda de Hunnigan, Leon segue pistas até a Ilha Alcatráz, em São Francisco. Enquanto está nos esgotos do local, se depara com Jill Valentine, que acabaria de voltar à ativa depois de um processo de reabilitação. Valentine e Leon logo descobrem que Dylan Blake estava por trás de tudo. O criminoso foi parceiro de Arias e se juntou com Maria Gomez para realizar seus planos que envolviam estabelecer uma nova sociedade como forma de vingança e justiça por um evento traumático de seu passado. Leon é infectado pelo T-Vírus através de biodrones que eram programados por Taylor, mas felizmente é salvo por Rebecca. Junto com Jill, Chris, Rebecca e Claire, a equipe consegue dar cabo em Dylan e são resgatados na ilha.