Nome: Steve Burnside
Nascimento: 1981
Tipo Sanguíneo: AB
Altura: 1,73m
Peso: 67,5kg
Altura: 1,73m
Peso: 67,5kg
Status: Morto
Primeira Aparição: Resident Evil CODE: Veronica
Steve Burnside é filho de um empregado da Umbrella que traiu a corporação, e acabou resultando na morte de sua mãe e na prisão dele junto a Steve. O rapaz foi levado para a Ilha Rockfort e mantido sob segurança máxima para pagar o que seu pai havia feito. Entretanto, Steve consegue planejar sua fuga junto a Claire Redfield ao ser surpreendido por um ataque biológico na ilha.
No final de Dezembro de 1998, a Ilha Rockfort é atacada pelo T-Vírus a partir de Albert Wesker que procurava coletar uma amostra do T-Veronica Vírus da família Ashford. O ataque que resultou em diversos zumbis e armas biológicas na ilha possibilitou Steve a andar livremente pelo local até conhecer a jovem universitária Claire Redfield. A moça teria sido trazida como prisioneira a Ilha após causar um caos em uma base da Umbrella em Paris procurando pelo seu irmão mais velho, Chris Redfield, que esteve desde Setembro sem dar notícias além de estar investigando a Umbrella por conta própria.
Claire, já experiente na situação, por ter sobrevivido ao Incidente em Raccoon City, propõe a Steve para que se juntem e batalhem do mesmo lado. Steve considera o que Claire diz e então passa a ajudá-la. Andam separados por Rockfort, entretanto sempre ajudando um ao outro. Até que certo momento, Claire é atacada por um zumbi familiar a Steve e logo o rapaz percebe que o inimigo era seu pais zumbificado. Em choque, Steve congela e não consegue atirar. Mas segundos antes que seu pai mordesse Claire, Steve atira toda a sua munição no monstro.
Após esse triste momento, Steve decide permanecer um tempo sentado olhando para o cadáver de seu pai. Ele então revela a Claire o porquê de se tornar um prisioneiro da Umbrella e um pouco de sua vida familiar. Claire toma o seu rumo, enquanto ele lamenta a morte de sua figura paterna. Após a lamentação, Steve decide continuar em frente até que salva mais uma vez Claire de 'Alexia Ashford' que ameaça matar Claire. A tal Alexia atira em Steve, mas o tiro apenas marca um raspão no braço do rapaz e logo que Steve a aborda, a peruca de 'Alexia' cai no chão e um homem olha para o espelho e então corre do quarto onde estavam. Claire e Steve descobrem que Alexia nem estaria em Rockfort e que aquela era, na verdade, o irmão gêmeo de Alexia, Alfred Ashford, que se vestiu e atuou como a irmã.
Claire e Steve são surpreendidos por um sistema de autodestruição da Ilha Rockfort fazendo os dois correrem até um avião para saírem da ilha. Eles conseguem abortar o local antes de ser destruído, entretanto, além da presença de um Tyrant que Claire derrota, Alfred aciona o sistema de piloto automático do avião que estavam. Durante a viagem, Claire e Steve dormem um pouco.
Quando Steve acorda, ele percebe que Claire ainda está dormindo. O jovem fica olhando para Claire e percebe que um sentimento maior que amizade crescia nele em relação a moça. Após uma tentativa falha de beijar a boca dela, Steve se levanta e então percebe que o avião está perto do pouso e que estavam no meio do continente Antártico. O avião sofre um pouso forçado numa base da Umbrella na Antártica fazendo com que Claire e Steve investiguem o local.
Após uma breve investigação, a dupla encontra um trator que poderia ajudá-los a saírem da base e procurarem por alguma ajuda e saírem da Antártica. Entretanto, antes de subirem no trator, são surpreendidos novamente por Alfred. Steve consegue despistá-lo, mas Alfred, gravemente machucado, liberta a sua irmã, Alexia Ashford da hibernação e logo morre nos braços de Alexia. Tomada pela fúria, Alexia promete vingar a morte de Alfred. Além de Alexia, Alexander Ashford, pai de Alfred e Alexia, transformado em uma terrível arma biológica, se liberta de sua prisão e corre atrás de Steve e Claire. Steve é atacado por Alexander sobrando a Claire lutar contra o monstro. Ao destruí-lo, Claire tenta ajudar Steve, mas logo são atacados e pegos por Alexia.
Claire é mantida numa mansão dos Ashfords coberta por uma gosma de Alexia, enquanto Steve é preso em uma cela especial e infectado com o T-Veronica Vírus. Para a sorte de Claire, Chris Redfield, o irmão desaparecido, consegue encontrar a localização da irmã e a resgata. Mas antes que pudessem sair daquela base, Claire corre atrás de Steve e ao encontrá-lo, o rapaz começa a sofrer constantes mutações até virar em um monstro gigante.
Steve, transformado e sem controle de si, corre atrás da jovem. Os braços mutantes de Alexia o ajudam e seguram Claire para que Steve pudesse matá-la. Mas quando Steve estava para fazer isso, recupera um pouco de sua consciência e então corta um dos braços de Alexia que logo depois o ataca, ferindo Steve gravemente e o fazendo voltar a forma humana. Claire tenta socorrê-lo, mas já era tarde demais. Como suas últimas palavras, Steve declara o seu amor por Claire dizendo que a amava e que fica feliz de tê-la conhecido. Ao falar isso, Steve morre nos braços de Claire.