O Resident Evil Project, com a coluna especial The Capcom Project, junto aos nossos parceiros do EvilHazard, tiveram a honra de entrevistar Karlo Baker, o modelo do jovem caçador de demônios Nero, em Devil May Cry 5. Confira logo abaixo a entrevista em português feita com o modelo.
Karlo Baker, além de modelo, é um grande empreendedor e fanático pelo mundo da moda. Nos últimos 8 anos, ele trabalhou com marcas de todo o mundo e foi representado por uma série de agências de modelos de renome globalmente. Ele também já fundou a marca de moda "Fikay Fashion" que arrecadou milhares de libras e permitiu que muitas mulheres na Ásia iniciassem seus próprios negócios. O empreendedor se tornou o modelo do jovem Nero em Devil May Cry 5, lançado em 2019 e contou para o EvilHazard e ao Resident Evil Project diversas curiosidades e fatos sobre a produção do título e sobre seu personagem!
1. Primeiramente, muito obrigado ao Karlo por essa incrível oportunidade! Como você acabou sendo escalado como modelo de Nero em Devil May Cry 5
Karlo: Então, inicialmente um olheiro me viu online. Eu estava fazendo várias coisas na internet para diferentes marcas, como vocês sabem, eu faço muito discurso público, então eu já estava bem ativo online e esse olheiro procurava por alguém que pudesse representar Nero da melhor forma. Então ele me abordou e perguntou se eu estaria interessado em trabalhar com ele. Assim que começou.
2. O que você acha do Nero? Você tem alguma coisa em comum com ele?
Karlo: (risos) Sim, sim, algumas coisas em comum. Ele é definitivamente um lutador e eu também me considero um. As pessoas dizem que eu sou como um rinoceronte. Então, quando eu quero falar algo, eu falo e eu não me importo com o que os outros vão pensar sobre isso. Eu acho que o Nero tem várias características similares a mim. Ele tem um bom coração, ele luta pelo bem, nunca desiste, se mantém forte... Bem, é engraçado porque ele é bem semelhante a mim.
3. Você poderia nos contar como foi o processo de captura de face e corpo para o jogo?
Karlo: Nós tivemos alguns pontos como a captura do corpo e o reconhecimento facial. Inicialmente queríamos fazer esse processo no Japão, mas acabamos tendo que fazer na Sérvia. Ficamos lá por uma semana, tínhamos um estúdio com diversos programadores e uma equipe técnica. Eu ficava no meio de um estúdio com centenas de câmeras ao meu redor que tiravam fotos de cada expressão em diferentes ângulos. Então, tivemos que fazer 96 expressões diferentes. Eles também capturaram alguns movimentos meus. Bem, foi um longo processo.
4. Quais foram os maiores desafios ao interpretar Nero em Devil May Cry 5? Foi o seu primeiro papel como um personagem de videogame?
Karlo: Sim, foi sim. Eu já havia feito outros projetos grandes antes, mas foi a primeira vez que interpretei um personagem de videogame e o grande desafio foi entrar no personagem, entender como ele era, fazer suas expressões, foi um baita desafio. Acho que a parte mais difícil de tudo isso foi capturar as expressões faciais porque eram tantas expressões diferentes.
5. A franquia Devil May Cry sempre teve Dante como protagonista. Mas Nero foi muito bem recebido pelos fãs e se tornou um personagem muito importante na série. Especialmente em DMC5, Nero teve uma performance e tanto! Como você se sente emprestando seu rosto para esse personagem tão querido?
Karlo: Eu me sinto honrado. É engraçado porque eu sou cristão e eu acredito em demônios, em luta contra o mal. Talvez se eu soubesse desse primeiro conceito do jogo, eu não teria aceitado o trabalho. Mas Nero é o cara que luta contra o mal, ele é um guerreiro, ele se importa com seus amigos e com as pessoas que ama, e eu também pratico muito isso em minha vida.
6. Você já era familiarizado com a franquia Devil May Cry antes de trabalhar como Nero em DMC5? Você sabia que a série tinha uma grande legião de fãs?
Karlo: Sim, eu já tinha jogado Devil May Cry 3 e Devil May Cry 4 antes. E eu sabia que a série tinha uma grande legião de fãs.
7. Até o momento dessa entrevista, Devil May Cry 5 vendeu mais de 3.5 milhões de unidades mundialmente. Junto a isso, recebeu muitas críticas positivas e ainda ganhou o prêmio de "Melhor Jogo de Ação" no TGA2019. Você teve a chance de testar o game? O que achou do resultado final?
Karlo: Sim, eu consegui jogar, em convenções em outros países e eu achei ótimo! Os modelos dos personagens foram super bem feitos, os gráficos são incríveis. Os desenvolvedores trabalharam muito no jogo. É um game fantástico.
8. Como Nero foi descrito a você? Tem alguma característica dele que você gosta ou não gosta?
Karlo: Bem, o que mais gosto de Nero é o fato dele ser um guerreira e lutar pelo que ama, pelo bem. Mas algo que eu não gosto... Talvez o temperamento dele (risos).
9. Você se considera um gamer? Você joga videogames como um hobby ou não curte muito esse mundo?
Karlo: Sim, mas ultimamente eu não tive muito tempo para jogar por causa do meu trabalho. Tenho ficado muito ocupado, viajando bastante e acabo não tendo muito tempo para jogar. Mas eu tenho um Xbox em casa e jogo games como Devil May Cry e Warcraft algumas vezes.
10. Se a Capcom lhe convidasse para ser o modelo de Nero em um novo jogo de Devil May Cry, você aceitaria? Ou talvez ainda sendo o modelo de outro personagem em outra franquia famosa de games?
Karlo: Bem, seria uma honra, mas seria algo para se manter em confidencial. Mas eu com certeza aceitaria.
11. Sabemos que a franquia Devil May Cry tem bastante momentos de humor e isso inclui até DMC5. Você poderia nos falar de algum momento engraçado ou divertido enquanto você trabalhou como Nero? Alguma curiosidade engraçada?
Karlo: Bem... Momentos engraçados, talvez tentar fazer todas as diferentes expressões. Também, interagir com os fãs em convenções.
(Gabriel: Alguém lhe chamou de "peso morto?)
Karlo: Não, não (risos)
(Gabriel: Ótimo, porque todos nós sabemos que Nero não é peso morto [risos])
12. No final de Devil May Cry 5 é revelado um segredo sobre a história de Nero que inclui Dante e Vergil. O que você achou dessa revelação? Você acha que a Capcom deve trabalhar mais nisso no futuro da série após DMC5?
Karlo: Eu acredito que sim, é algo que a Capcom deve explorar nos jogos futuros da franquia.
13. Você já viajou para o Brasil? O que acha de fazer uma visita aqui ou até na Brasil Game Show?
Karlo: Não, mas eu adoraria viajar para o Brasil. Vocês tem uma grande comunidade de fãs no Brasil, não é?
(Gabriel: Sim! Eu acho que é uma das maiores comunidades de fãs dos jogos da Capcom num geral)
Karlo: Sério? Vocês já fizeram algum evento? Tipo um evento de Devil May Cry ou da Capcom?
(Gabriel: Infelizmente, não temos muitos eventos exclusivos da Capcom aqui. Estamos tentando mudar isso [risos], mas existem muitos fãs no nosso país, nós temos alguns eventos grandes como a Brasil Game Show)
Karlo: Quando vai acontecer?
(Gabriel: Nós ainda não temos uma data, mas geralmente a BGS acontece no mês de outubro. Seria bem legal se o próprio Nero viesse dizer um olá para nossos fãs!)
Karlo: Sim, com certeza! Se eu viajar para o Brasil, eu devo visitar Rio ou São Paulo.
14. Como dito antes, Nero foi muito bem recebido pelos fãs e se tornou um personagem icônico dos games. Como os fãs reagiram ao seu trabalho? Você gostaria de deixar uma mensagem para eles? Especialmente para os do Brasil?
Karlo: Eu acredito que definitivamente tem mais trabalho a vir no futuro. Então, fiquem ligados! E terão novas oportunidades para mais eventos e encontros... Quero encorajar a todos para continuarem apoiando o jogo, a franquia Devil May Cry, o que eu faço também e muito obrigado por todo o carinho online, tem sido ótimo. Eu fiz muitos projetos de caridade ultimamente e todo o apoio dos fãs tem sido espetacular. E eu devo fazer mais desses projetos no futuro. Então, fiquem ligados!
Queremos agradecer mais uma vez ao Karlo e seu agente, Travis, por essa oportunidade! Visite o Instagram de Karlo Baker para ficar por dentro de todos os seus projetos. Confira também nossa seção detalhada de Devil May Cry 5 e confira todas as informações sobre o jogo!