Nome: Billy Coen
Nascimento: 1972
Tipo Sanguíneo: A
Altura: 1,81cm
Peso: 74,2Kg
Status: Vivo
Primeira Aparição: Resident Evil Zero
Billy Coen é um ex-tenente do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos que ajudou Rebecca Chambers a escapar dos incidentes biológicos no Centro de Treinamento da Umbrella e nas Montanhas Arklay.
Em 1997, Billy e enviado para uma missão na África onde sua equipe deveria apreender membros de uma guerrilha. Entretanto, por informações incorretas do QG, seus homens acabaram assassinando 23 inocentes de um vilarejo isolado. Billy tentou parar o ataque, mas seu superior o deixou inconsciente com um golpe e colocando Billy como o culpado pelo crime. Billy é preso e sentenciado a pena de morte pela Justiça Americana.
Na noite do dia 23 de julho de 1998, Billy está sendo transportado pelo exército e passa pela floresta das Montanhas Arklay, onde estavam sendo reportados casos bizarros de canibalismo desde maio. O transporte é atacado por Cerberus, dando abertura para o jovem fugir e seguir até um trêm parado ao meio da floresta.
Posteriormente, a notava da Equipe Bravo dos S.T.A.R.S., Rebecca Chambers, chega ao trêm e examina o local. Ela se depara com Billy, ciente de seu suposto crime, e não demora muito para perceber que ela precisaria se juntar ao ex-militar para sobreviver ao caos que se instalou em Arklay. O trêm em que estão acaba os levando para o antigo Centro de Treinamento da Umbrella, onde descobrem diversos segredos obscuros sobre a corporação e lutam por suas vidas, uma vez que o T-Vírus havia vazado por lá e o local teria sido dominado por monstros. Mas ao longo dessa jornada, Billy esclarece a Rebecca o motivo de sua sentença, mas deixa em aberto se matou ou não os civis na missão do ano passado. Apesar disso, Rebecca tem certeza de que Billy era inocente e chega até mesmo a não denunciá-lo para os seus companheiros do S.T.A.R.S.
Seguindo pistas e solucionando quebra-cabeças no local, eles chegam até o laboratório de James Marcus, onde descobrem que esse co-fundador da Umbrella teria sido o responsável pela criação do T-Vírus utilizando o Progenitor e o DNA de sanguessugas. Posteriormente, descobrem que o vazamento do vírus foi ocasionado por um clone do próprio sujeito, criado pelo seu próprio experimento. Pois depois que Albert Wesker e William Birkin assassinaram Marcus, uma sanguessuga adentrou em seu cadáver copiando seu código genético e absorvendo sua consciência, assim replicando Marcus que buscava vingança contra a multinacional.
Billy e Rebecca colocam um fim definitivo na Sanguessuga Rainha e consequentemente na consciência vingativa de Marcus e conseguem sobreviver a essa noite de pesadelos. No entanto, Rebecca sentia que precisava ajudar seus companheiros na Mansão Spencer e devido ao complicado e injusto histórico criminal de Billy, os dois se separam mostrando respeito mútuo. Após esses acontecimentos, o paradeiro de Billy é desconhecido.