Análise/REview | DLC do Vergil de Devil May Cry 5


Logo após o lançamento de Devil May Cry 5 em março de 2019, os fãs da franquia movimentarem a internet pedindo uma DLC de Vergil jogável. Meses depois a Capcom anunciou então, durante uma conferência da Sony, Devil May Cry 5 Special Edition, incluindo o famoso irmão de Dante como personagem jogável. Foi revelado também que esse conteúdo de Vergil chegaria para o jogo no PlayStation 4, Xbox One e PC. Felizmente, o grande dia chegou e trazemos aqui uma pequena análise dessa DLC tão esperada.

Análise por Gabriel Scórsin


INTRODUÇÃO


Vergil é um dos personagens mais icônicos do Universo Capcom devido sua aparição em Devil May Cry 3: Dante's Awakening, onde o anti-herói marcou os fãs com suas cenas e lutas cheias de motivação e poder. Seu retorno em Devil May Cry 5 deixou todos muito animados, ainda mais com a trama envolvendo sua luta sem fim contra Dante e o encontro entre Vergil e seu filho, Nero, o que ocasionou em momentos de cair o queixo durante a história do jogo. Assim como as Special Editions de Devil May Cry 3 e Devil May Cry 4, a DLC não conta com um conceito de história forte para o personagem e mesmo assim, já adianto que vale muito a pena adquirir o conteúdo para se sentir na pele de Vergil e como sua campanha soma de forma muito positiva para o título.


GAMEPLAY

Algo muito interessante em Devil May Cry 5 foi conciliar uma boa gameplay entre 3 personagens bem diferentes. Para alguns, foi difícil se acostumar com os controles de cada personagem, mas a prática leva a perfeição e uma vez que se aprende os movimentos de Nero, V e Dante, você consegue aproveitar ao máximo as batalhas de Devil May Cry 5 de um jeito muito SSStylish. A gameplay de Vergil traz muitos movimentos clássicos do personagem já vistos em Devil May Cry 3 e Devil May Cry 4, o que pra mim facilitou bastante a me encontrar nos controles e participar da imersão do jogo.


Vergil tem muitas armas demoníacas e habilidades assim como Dante. A Yamato provavelmente é a melhor escolha dos fãs e possibilita vários combos diferentes e surpreendentes que levam o seu Rank rapidamente para o "SAVAGE!". A Beowulf e a Mirage Edge também são armas excelentes e muito fortes aliás, possibilitando derrotar muitos inimigos fortes em questão de segundos. Se forem aperfeiçoadas então, elas causam um estrago gigante durante a batalha. Talvez o grande problema de Vergil, já que todo personagem tem seus contras em questão de gameplay, é que apesar de alguns de seus golpes serem muito rápidos como os da Yamato, outros acabam sendo lentos ou o personagem simplesmente faz animações demoradas como guardar a Yamato daquele jeito stylish que só o Vergil faz e podem causar risco de dano, consequentemente, prejudicar o seu ranking.


Outro ponto positivo, mas que deve ter muito cuidado ao fazer, já que demoram um pouco, são algumas ações especiais do personagem que só podem ser feitas quando Vergil acumula energia de Sin Devil Trigger e quando ele também está no Level 2 de Concentração. São 3 ações diferentes, cada uma de acordo com a Devil Arm que você usa e são ações que entregam a batalha de mãos dadas para Vergil. Outro elemento positivo da gameplay de Vergil são suas "taunts" (provações), algumas clássicas como as de motivação e outras hilárias como sua taunt com o Devil Bringer de Nero ou sua Ex Taunt com o seu Doppelganger dançante. Da mesma forma que a Capcom conseguiu trazer a imersão nas gameplays de Nero, V e Dante, Vergil também possibilita gameplays muito interessantes.


TRILHA SONORA / BURY THE LIGHT

Todo fã que assistiu o trailer de anúncio de Devil May Cry 5 Special Edition com certeza se arrepiou e foi procurar ouvir depois "Bury the Light", o tema de batalha de Vergil que foi escrito por Casey Edwards, o mesmo compositor da famosa música de Nero "Devil Trigger" e os vocais foram feitos por Victor Borba. O interessante é que a música combina perfeitamente com o perfil e a história de Vergil. O compositor afirmou que Bury the Light é como um reflexo de Devil Trigger, assim como Vergil é um reflexo de Nero. O jovem "aceitou a escuridão dentro de si" diferente de Vergil que tentou "enterrar sua luz" (seu lado humano) durante toda a sua trajetória na série.


Acho que um ponto muito forte de Devil May Cry 5 foi justamente a trilha sonora eletrizante. E quando falo isso, não digo apenas em relação a Devil Trigger ou Subhuman, mas as músicas de batalhas de boss, as músicas de cenários e a própria música tema Legacy. As músicas de forma dinâmica no jogo permitiram uma imersão maior dos jogadores. Com Bury the Light não é diferente. A música é capaz de deixar tudo mais emocionante e grandioso durante sua jogatina com o anti-herói. Chegando ao Rank S com Vergil (o que não é muito difícil aliás), você logo vai ouvir "I am the storm that is approaching! Provoking black clouds in isolation!" e se curtir a música como eu, vai com certeza cantar junto.

Um outro pequeno aviso que gostaria de dar é: se você também curtiu bastante essa música, espere para se emocionar, se arrepiar e curtir muito uma batalha SSSensacional na Missão 20.


HISTÓRIA?

Como já dito anteriormente, a DLC de Vergil não adiciona muitos momentos de história, assim como foi feito com Devil May Cry 3 Special Edition e em Devil May Cry 4 Special Edition. Ainda assim, é um ponto a ser elogiado para a Capcom que fez questão de incluir cutscenes extras focadas em Vergil no começo e no fim de sua campanha. Essas cutscenes não trazem muita coisa nova e podem ser resumidas como pontos da história de Devil May Cry 5, mas sob a visão do anti-herói.


Um ponto negativo em relação a essas cutscenes, mas entendível, é que elas não são tão "bonitas" como as do jogo base. Nessas cutscenes, é possível ver algumas texturas do cenário e até dos modelos dos personagens que não foram tão bem trabalhadas. Alguns pontos das cutscenes causam até um estranhamento ao ver os personagens não mexendo a boca tão suavemente ou que não cabem perfeitamente com o áudio. Ainda assim, são cutscenes belas de batalhas entre os irmãos de sangue.


PREÇO

Será que vale a pena comprar a DLC de Vergil para Devil May Cry 5? A DLC está custando praticamente R$27,00 (R$9,90 na Steam) e esse valor é "justo" com a experiência? Depende muito! Se você for um grande fã da franquia ou simplesmente gostou muito de Devil May Cry 5, vale a pena até demais! Você poderá jogar com o anti-herói em todas as missões e em todas as dificuldades, além do Bloody Palace e ainda ter acesso a uma nova música dinâmica de batalha. Pessoalmente, eu achei que valeu muito a pena e estou animado para curtir mais o jogo com o irmão gêmeo de Dante.


Entretanto, se você acha que esse personagem jogável não irá lhe trazer agora satisfações, eu recomendo esperar por uma promoção. Só não deixe de adquirir eventualmente o conteúdo, ou até mesmo, esperar para comprar a Special Edition. Acredito que foi um conteúdo muito especial feito pelos desenvolvedores e que tem um ótimo custo benefício.


RESSSUMO


Vergil está de volta! O novo personagem jogável de Devil May Cry 5 traz consigo uma excelente e imersiva gameplay, trilha sonora de arrepiar e batalhas monstruosas cheias de motivação! Pouquíssimos conceitos novos de história são adicionados, mas ainda assim podem ser apreciados com cenas SSSensacionais de Vergil massacrando demônios ao lado de seu irmão Dante ao som de Bury the Light. Recomendado para todos os fãs da franquia e do título, bem como para aqueles que pensam em adquirir o jogo. É hora de ficar motivado!

Adquira a DLC: PlayStation 4 | Xbox One | PC